20 Réis
Disponibilidade: Imediata Referência: MR71
20 Réis de Cuproníquel
A Primeira República do Brasil foi um período da história brasileira que se estendeu de 1889 a 1930, após a Proclamação da República em 15 de Novembro de 1889. Durante esse tempo, o país passou por transformações políticas e sociais, incluindo a promulgação da Constituição de 1891, a criação de novas instituições republicanas e a modernização da economia. O período também foi marcado por instabilidade política, com vários governos sendo derrubados por revoltas populares e militares. A Primeira República terminou em 1930, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder por meio de uma revolução.
EMISSOR: Casa da Moeda do Brasil
PERÍODO: República dos Estados Unidos do Brasil (1889 - 1967)
TIPO DE MOEDA: Réis da República (1889 - 1942)
COMPOSIÇÃO: Cuproníquel
DIÂMETRO: 15,5mm
PESO: 2,0g
TIPO DE REVERSO: Moeda
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Verifique as disponíveis
ANVERSO: Em seu anverso temos um Busto de mulher personificando a República, à direita, circundada por anel de 21 estrelas.
REVERSO: Em seu reverso temos o nome do país e data, com valor dentro de um colar de pérolas
TIRAGEM
1918: 372.500 Unidades
1919: 2.870.000 Unidades
1920: 825.000 Unidades
1921: 1.020.000 Unidades
1927: 52.500 Unidades
COMO IDENTIFICAR OS ESTADOS DE CONSERVAÇÃO?
FLOR DE CUNHO - FC: Moeda sem circulação e sem vestígios de manuseio. Apresenta os relevos das figuras integros, orla perfeitamente cilíndrica, sem mossas ou vestígios de cerceio. Todos os detalhes do desenho original da moeda não apresentam desgastes. Mínimos defeitos de cunhagem e pequenos sinais de contato com outras moedas são admissíveis. Apresenta um elevado percentual do brilho original, não podendo haver qualquer sinal de limpeza química ou física.
SOBERBA - SOB: Pode apresentar leves traços de circulação, porém com todos os relevos nítidos, onde podem aparecer mínimos sinais de desgaste. Pode conter pequenas marcas no campo como consequência do contato com outras moedas, sem contudo comprometer sua beleza e seu estado geral. Deve apresentar, pelo menos, 90% dos detalhes da cunhagem. Possui grande parte do brilho original.
MUITO BEM CONSERVADA - MBC: A circulação atenuou os relevos maiores, mas todos os detalhes da moeda são perfeitamente legíveis, conservando 75% da cunhagem original. Salvo por pequenos particulares, sua estrutura é íntegra, apresentando sinais de circulação e um desgaste homogêneo que não chegam a comprometer os seus detalhes. Pode apresentar pequenas marcas no campo que não comprometam a harmonia do seu conjunto.
BEM CONSERVADA - BC: Moeda que circulou muito, mas na qual ainda podem ser lidas suas legendas e principalmente a data, permitindo a identificação da moeda que apresenta, pelo menos, 30% dos detalhes da cunhagem original que, por vezes, não se apresenta de forma homogênea, sendo mais visíveis em alguns pontos da moeda do que em outros.