
Hemichalkon de Bronze Império Selêucida, Rei Antíoco IV Epifânio (328 - 329 a.C.)
Disponibilidade: Imediata Referência: 2025-1101548 - BD-D3
Hemichalkon de Bronze – Império Selêucida, Rei Antíoco IV Epifânio (328 - 329 a.C.)
Antíoco IV Epifânio governou o Império Selêucida de 175 A.C. a 163 A.C. e é lembrado por sua tentativa de helenizar seus territórios, especialmente a Judeia, o que resultou na Revolta dos Macabeus. Seu reinado foi marcado por grandes ambições expansionistas e projetos arquitetônicos. Esta moeda de bronze, cunhada em Ptolemais (atual Acre, Israel), reflete a iconografia helenística predominante na época, destacando a divindade Apolo, associada à cultura grega e ao oráculo de Delfos.
- Material: Bronze
- Local de Cunhagem: Ptolemais, Império Selêucida (atual Acre, Israel)
- Período de Cunhagem: 328 - 329 a.C.
- Diâmetro: A peça possui 313,65mm de tamanho.
- Peso: A peça possui 2,69g de peso
- Catalogação:A peça é catalogada com o número N#366492 e é referenciada pelos seguintes livros: SCO# 1.1478, SC2# 1478, Lindgren I# 1031, SNG Copenhagen# 195.
- Anverso:Retrato de Antíoco IV Epifânio, diademado, voltado para a direita. O diadema simboliza a realeza e a herança divina dos reis selêucidas.
- Reverso: Apolo, sentado à esquerda sobre o Omphalos, segurando uma flecha e apoiando-se sobre um arco. À esquerda da figura, há um Aplustre (ornamento de navio), símbolo de poder naval e domínio marítimo.
ACOMPANHA CERTIFICADO DE AUTENTICIDADE
As peças anunciadas são autênticas, e todas são referentes ao período em que foram cunhadas.
A Marcon Numismática não comercializa cópias ou peças falsificadas. Todas as peças apresentadas tem disponibilidade imediata em nossos estoques.