
Hemidracma de Prata - Governadores Abássidas de Tabaristão, Àrabe Sassânida (776 - 793)
Disponibilidade: Imediata Referência: 2025-1101616 BD-E1
Hemidracma de Prata - Governadores Abássidas de Tabaristão, Àrabe Sassânida (776 - 793)
O Califado Abássida (750–1258) foi um dos maiores califados islâmicos, com Bagdá como capital e centro cultural. Durante seu auge, promoveu o "Renascimento Islâmico", com avanços em ciência, filosofia e artes. Apesar de seu esplendor, enfrentou fragmentação política e perdeu poder para dinastias locais. O califado terminou em 1258 com a invasão mongol, mas a dinastia sobreviveu simbolicamente no Egito até 1517.
- Material: Prata
- Período de Cunhagem: 776 - 793 d.C.
- Diâmetro: A peça possui 24,70mm de tamanho.
- Peso: A peça possui 1,95g de peso.
- Catalogação: Esta moeda é referenciada pelo livro "Checklist of Islamic Coins - 3° edition'' sob numeração 73 (ALBUM ISLAMIC #73)
- Anverso: No anverso, há o busto de um governante, voltado para a direita, usando uma coroa alada encimada por uma estrela e um crescente lunar. Há inscrições em Palavi à direita e à esquerda do rosto e ao redor da borda. A legenda "GDH AFZWT" pode ser traduzida como "GLÓRIA AUMENTADA" um título honorífico.
- Reverso: No reverso, há um altar de fogo, um símbolo típico das moedas de influência sassânida, ladeado por duas figuras de frente, ambas com crescente sobre a cabeça e as mãos sobre o punho de suas espadas. As inscrições laterais, em Palavi, identificam a região de emissão "TPWLST'N" traduzida como "TABARISTÃO".
ACOMPANHA CERTIFICADO DE AUTENTICIDADE
As peças anunciadas são autênticas, e todas são referentes ao período em que foram cunhadas.
A Marcon Numismática não comercializa cópias ou peças falsificadas. Todas as peças apresentadas tem disponibilidade imediata em nossos estoques.