
Denário de Prata - Hungria Medieval, Maximiliano II (1564 - 1576)
Referência: 2025-1101843 - BD-F3
Denário de Prata - Hungria Medieval, Maximiliano II (1564 - 1576)
Maximiliano II governou a Hungria entre 1564 e 1576, em um período de intensos conflitos com o Império Otomano. Como membro da Casa de Habsburgo e Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, sua administração buscou consolidar a presença dos Habsburgo na Europa Central. Suas moedas refletem a tradição húngara, combinando elementos heráldicos e religiosos, como a Virgem Maria, padroeira do reino.
- Material: Prata
- Local de Cunhagem: Kremnica (KB) e Košice (HS), Reino da Hungria (atual Eslováquia)
Período de Cunhagem: 1564 - 1576 - Diâmetro: A peça possui 16,23mm de tamanho.
- Peso: A peça possui 0,57g de peso
- Catalogação:A peça é catalogada sob os números ÉH# 766, H# 992, 994.
Anverso: No anverso, um escudo quartelado contendo os brasões da Hungria (listras de Árpád e cruz dupla húngara), Dalmácia (cabeças de leopardo) e Boêmia (leão boêmio), além do escudo central da Áustria. Acima do brasão, a data de cunhagem. Inscrição em latim:
"MAX · II · D · G · E · RO · I · S · AV · G · HV ·B · R", significando "Maximiliano II, pela graça de Deus, Eleito Imperador Romano, Sempre Augusto, Rei da Alemanha, Hungria e Boêmia". - Reverso: No reverso, a Virgem Maria coroada, sentada, segurando o Menino Jesus em seu braço direito, ladeada pela marca da casa da moeda. Inscrição em latim: "PATRONA · * · VNGARIE", traduzido como "Padroeira da Hungria".
ACOMPANHA CERTIFICADO DE AUTENTICIDADE
As peças anunciadas são autênticas, e todas são referentes ao período em que foram cunhadas.
A Marcon Numismática não comercializa cópias ou peças falsificadas. Todas as peças apresentadas tem disponibilidade imediata em nossos estoques.